Chico é mais rei que Roberto Carlos
Logicamente, aparecerão outras vertentes criticando essa visão de superioridade artística entre as obras de cada um, tendo em vista que algumas pessoas foram mais 'privilegiadas' culturalmente, por assim dizer, do que outras (Chico Buarque, por exemplo, foi filho de Sérgio Buarque de Hollanda, renomado sociólogo que estudou as raízes da cultura brasileira). Ou então, poderão dizer que Roberto Carlos não tinha mesmo a intenção de fazer uma música complexa, mas somente tinha a intenção de fazer uma música popular, no sentido genuíno e literal da palavra, ou seja, 'música do povo'.
Entretanto, qualquer estudioso da música que analisar os dois artistas irá dizer, com capacidade para tal, que Chico Buarque foi mais músico que Roberto Carlos. É claro que neste texto, eu só fiz uma brincadeira com o título que o jovem guarda recebeu, sem querer desmerecê-lo e, sim, ressaltando a grandiosidade musical da obra buarquiana.
Um titúlo só se cabe dentro de um contexto, e, o título 'rei' também pode ser explicado: Roberto Carlos foi o artista brasileiro que mais vendeu discos no mundo inteiro (cerca de 120 milhões de cópias), marco que nem Chico Buarque, nem Tom Jobim, nem qualquer outro artista brasileiro conseguiu alcançar.
- Por: Ramon Romano